O Encontro Brasileiro de espectroscopia Raman

O Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (EnBraER) surgiu com o propósito de reunir especialistas, usuários e iniciantes na técnica, em ambiente propício para discussões sobre os desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras da técnica e seus desdobramentos.

 

O I EnBraER foi realizado em dezembro de 2009 em São Pedro, SP, e reuniu pesquisadores de todo o país, contando também com a participação de pesquisadores estrangeiros de renome.

 

O II EnBraER ocorreu em Belo Horizonte, MG, em dezembro de 2011, com grande sucesso e participação de um número significativo de pesquisadores, inclusive do Prof. Siva Umapathy, Chair-Person do XXIII ICORS, que ocorreu no ano seguinte em Bangalore, Índia, entre outros participantes estrangeiros de prestígio.

 

O evento realizado em outubro de 2013, III EnBraER, ocorreu em Fortaleza, CE, e contou com massiva participação da comunidade interessada na espectroscopia Raman e de pesquisadores estrangeiros de renome internacional. Uma característica importante dos eventos anteriores foi a grande participação de estudantes, tanto de pós-graduação quanto de graduação, que enriqueceram a discussão dos mais diversos pontos envolvidos no uso da técnica.

 

O IV EnBraER foi realizado em 2015 em Juiz de Fora, MG, e o V EnBraER foi realizado, em 2017, em Campos do Jordão, onde grandes temas da fronteira da espectroscopia Raman foram discutidos para fomentar a interação entre os diferentes grupos de pesquisas no Brasil, na viabilização de compartilhamento de equipamentos e desenvolvimento conjunto de pesquisas e pós-graduação.

 

O VI EnBraER foi realizado em Belém, PA, em dezembro de 2019, com uma expressiva participação de estudantes e pesquisadores, com ampla discussão a respeito dos fundamentos, aplicações e efeitos de intensificação da espectroscopia Raman em problemas de interesse de toda a comunidade científica brasileira.

 

O VII EnBraER, a ser realizado em dezembro de 2022, retorna a sua sede original, em São Pedro, SP, após 13 anos, com uma comunidade científica consolidada e um parque instrumental bastante ampliado, tornando, ainda mais imperioso resgatar os propósito da criação do evento, ou seja, de reunir especialistas, usuários e iniciantes na técnica, em ambiente propício para discussões sobre os desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras da técnica e seus desdobramentos. O VII EnBraER, inicialmente previsto para ocorrer em dezembro de 2021, foi adiado em função das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 e com a certeza de podermos nos reunir de forma presencial para ampliar e fortalecer as interações entre os pesquisadores, estudantes e expositores.

 

Convidamos a todos os interessados na técnica Raman e suas ramificações a se juntar a nós em São Pedro, SP, em dezembro de 2022!